Noticias 3.º Período 2017-2018


N. Sr.ª do Minho

Esta semana tivemos uma visita muito especial, na nossa escola, a N. Sr.ª do Minho.


Dia da Criança

Este ano passamos o Dia da Criança, na nossa escola, onde tivemos muitas diversões. Os Cavaleiros do Mar trouxeram-nos muitas atividades divertidas: tiro ao arco, jogos estratégicos, remates à baliza, pinturas faciais, genga, insufláveis, pesca e dança.
Foi um Dia da Criança cheio de alegria que dificilmente esqueceremos!!!!


Celebração das Flores

Terminamos o mês de Maria com uma linda e sentida celebração, a “Celebração das Flores”.  No final, cada um de nós, ofereceu a Nossa Senhora a sua a flor.

Foi um momento muito florido de verdadeira devoção à nossa mãe do céu.


Visita da escritora Ana Maria Magalhães

No dia 30 de maio, o Externato S. João Bosco recebeu a notável escritora de literatura infanto-juvenil, Ana Maria Magalhães. Todos os alunos tiveram contacto com a escritora que, gentilmente e com muita simpatia, foi respondendo às perguntas, contando peripécias da sua vida e autografando os livros dos meninos.
A comunidade educativa agradece esta visita, que teve como principal objetivo promover o gosto pela leitura proporcionando o encontro com ilustres escritores.


Eucaristia de N. Senhora Auxiliadora

No dia 24 celebramos a solenidade de N. Sra Auxiliadora com uma Eucaristia, na nossa escola. Todos os alunos, desde os mais pequeninos da pré até aos mais velhinhos do 4.º ano, participaram com muito empenho, alegria e sobretudo devoção a esta mãe do céu que sempre nos acompanha.


Concurso Uma Aventura

A Editorial Caminho informou que o trabalho dos alunos da Turma 4.º A, do Externato S. João Bosco, obteve o Prémio Especial do Júri do 1.º ciclo de escolaridade, na modalidade de Crítica no Concurso Uma Aventura... Literária 2018. Muitos parabéns!

Este ano, a Caminho recebeu 14.643 trabalhos participantes no Concurso Uma Aventura… Literária 2018. Os números falam por si e demonstram o enorme interesse que este Concurso continua a suscitar junto de professores e alunos de todo o país.

Parabéns aos alunos pela qualidade do trabalho, que encantou o júri!


A casa da Mosca Fosca
No último dia da Semana da Leitura, as Fadinhas da Biblioteca, com a ajuda de alguns alunos, contáram-nos a história da Mosca Fosca. "A casa da mosca fosca" é uma adapatação realizada a partir de um conto popular russo recuperado por Alexander Afanásiev. As diferentes personagens introduzem os leitores num atraente jogo de números e tamanhos, rimas, repetições e ritmos.

Visita da escritora Palmira Martins

No dia 24 recebemos, na nossa escola, a visita da escritora Palmira Martins. 
Encantou todos os alunos, desde a pré-escolar até aos mais velhinhos do 4.º ano, contando, de uma forma muito divertida e com música, algumas das histórias que escreveu. No final autografou os livros dos nossos meninos.


Festa da Gratidão

 

   
   

Nos dias 20 e 22 de abril a Comunidade Educativa do Externato S. João Bosco de Viana do Castelo celebrou a Festa da Gratidão.
No primeiro dia celebrámos a Eucaristia na Igreja de S. Domingos com o Sr. Padre Vasco. Todos os alunos participaram com muito entusiasmo na celebração com cânticos, encenações e leituras, manifestando a alegria dos seus corações agradecidos.
No domingo à tarde, com a especial presença da Vereadora da Educação e Cultura de Viana do Castelo, Dr.ª Maria José Guerreiro, os alunos apresentaram o espetáculo no Centro Cultural de Viana do Castelo para mais de 1000 pessoas. Os alunos do 4.º ano representaram a peça de teatro “A Bela e o Monstro” que com muito empenho encantou todos os espetadores. Os restantes alunos apresentaram danças bem animadas que alegraram os presentes. 
Foi sem dúvida, uma festa brilhante com muita cor, magia e alegria que vai ficar na memória de todos como um dos momentos altos deste ano letivo para a escola e para a cidade.


“Quem é o terrível guerreiro na toca da lebre?

No dia 10, recebemos na nossa escola, as animadoras da Biblioteca Municipal que dramatizaram o livro “Quem é o terrível guerreiro na toca da lebre?" de Marco Di Doménico. Esta história fala de um terrível guerreiro que ocupa a toca da lebre e não quer sair. A lebre pede ajuda aos animais da savana, mas nenhum parece capaz de expulsar o intruso. É uma história onde a inteligência leva a melhor sobre a força e o medo.

© 2015 Externato S. João Bosco | Av. 25 de Abril, 534 | 4900 - 496 Viana do Castelo
Telf: 258 823 281 | sec.esjb@salesianas.pt | www.esjb.pt
E.P.C. com paralelismo pedagógico por tempo indeterminado e autonomia
Administração
Goldylocks Team